Dentística

A dentística é o ramo da odontologia estética. A união entre a saúde e a beleza. 

Essa área cuida da cosmética, da restauração e também do clareamento dos dentes. Fazendo o uso de resinas, lentes de contato dental, porcelanas, entre outros materiais.

Foi reconhecida no ramo da odontologia em 1975 e desde então têm-se dedicado a promover tanto a funcionalidade, devolver a estética e a autoestima aos pacientes. 

Ela pesquisa os vários modos de preparações dentárias e os seus materiais e como eles podem se relacionar com o organismo e garantir um resultado agradável ao paciente. 

Ela se divide em duas vertentes e nós vamos conhecer elas agora.

1. Dentística estética

A busca pelo sorriso bonito e perfeito tem sido muito disseminada, principalmente entre as celebridades e essa área contribui para a criação e adaptação das facetas dentárias de porcelana e as lentes de contato.

2. Dentística restauradora

Muitos procedimentos deixam os pacientes com vergonha do próprio sorriso, podemos lembrar bem das restaurações com amálgama, que possui a cor escura, onde aquela proteção acabava tirando a autoestima para sorrir. 

Nesse contexto surgiu as restaurações com resina e em grande parte essa conquista se deve à dentística  restauradora que cuidou da pesquisa e implementação desse novo tipo de material que além de manter a aparência, preserva o dente e permite a correta mastigação. 

A dentística também é raiz de diversos procedimentos dentais estéticos, como a gengivoplastia, a restauração em cerâmica para as coroas dentais, clareamento dental e ainda restaurações em fase inicial, impedindo que o paciente tenha que se submeter a procedimentos mais invasivos.

Os dentistas especializados nessa área são aptos a desenvolver e aplicar os melhores recursos para devolver o sorriso com beleza e funcionalidade.