Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade da odontologia focada em diagnosticar, prevenir e acompanhar problemas bucais de bebês, crianças e adolescentes. 

O odontopediatra está apto a realizar procedimentos de baixa e de maior complexidade e ainda solicitar exames, prescrever medicamentos e orientar hábitos educacionais para pais e responsáveis acompanharem a evolução da dentição e criação de rotinas de higiene bucal adequadas. 

Essa especialidade, se alia com as demais para que desde a pequena infância, pais e tutores possam adquirir controle sobre a saúde bucal em desenvolvimento de seus filhos. 

Ele orienta comportamentos e ainda ajuda a prevenir cáries, doenças periodontais, alterações na odontogênese (período em que há a formação e o nascimento dos dentes), malformações congênitas, má oclusões, erosão e outras doenças.  

Quando devo procurar o odontopediatra?

  • Para realizar os cuidados dos primeiros dentes de bebês.
  • Solucionar dúvidas sobre saúde bucal.
  • Para prevenir a cárie dentária em todas as fases do crescimento do bebê, criança e adolescente.
  • Realizar procedimentos de reparação para traumas, gengivites, lesões e outras alterações na saúde bucal.
  • Acompanhar e identificar prováveis problemas na mordida dos dentes, articulações e músculos. 

O cuidado com a saúde bucal infantil deve ser acompanhada de perto pelo profissional odontopediatra. Sua capacitação voltada para odontologia infantil o faz capaz de cuidar com mais expertise do nascimento e correção dos dentes permanentes. 

Ele atua desde o nascimento até a adolescência e ainda pode realizar aconselhamentos psicológicos com técnicas para que sejam realizadas corretamente as práticas de higiene bucal.