Endodontia

Você já precisou realizar um tratamento dentário onde o dentista que te atendeu falou “preciso te encaminhar para um endodontista?” Pois é, esse profissional é responsável por tratar das doenças que surgem dentro dos dentes.

O nome da especialidade significa literalmente “dentro do dente” e é o endodontista que faz o famoso tratamento de canal.

A endodontia é responsável por tratar, prevenir e corrigir todos os males que atingem a parte de dentro dos dentes, envolvendo sua raiz, polpa e os tecidos periapiciais.

Hoje em dia não precisa temer ao tratamento endodôntico, existem técnicas modernas e eficazes restabelecendo a saúde do elemento dental e proporcionando ao paciente mais conforto.

Quais casos ele trata?

Imagine que uma cárie ficou muito profunda e é preciso fazer um tratamento de canal para preservar o dente. É ele quem vai realizar o procedimento.

Imagine também que você sofreu uma fratura e o seu dente ficou comprometido, ele vai ser o profissional que vai acompanhar e identificar por meio de radiografias se algo aconteceu dentro da estrutura do seu dente.

Outra situação em que o endodontista atua é quando o dente do paciente possui sensibilidade extrema a alimentos frios ou quentes. Ele vai investigar se o motivo está na parte interna do dente.

Por que você deve procurar um profissional endodontista ?

Nossos dentes variam e suas raizes são extremamente sensíveis e intrincadas. Sem uma correta abordagem, o tratamento pode gerar consequências físicas ou estéticas.

A endodontia pode evitar quadros graves de infecção e ainda salvar o dente de uma futura extração. Por isso, se o seu dente já passou por algum procedimento de restauração e ele acabou trincando, sofrendo um trauma ou está muito sensível a dor, procure um endodontista.