Após uma visita ao dentista, você escutou que terá que usar aparelho dentário para melhorar o seu sorriso e qualidade de vida.
Até certo tempo atrás era comum o sentimento inicial de rejeição ao se imaginar usando um aparelho metálico, principalmente se você já for adulto, porém, aquele tabu de que era usado somente por crianças ou adolescentes já não está tão presente como antes.
Atualmente os aparelhos se tornaram até itens da moda, eles podem ser coloridos ou discretos, é possível escolher de acordo com o seu estilo.
Abaixo, confira alguns tipos de aparelho dentário que dispomos. Com certeza você vai achar algum que atenda ao seu perfil.
Tipos de aparelho dentário
Antes de falarmos sobre os aparelhos em si, é necessário deixar claro que os modelos se classificam entre fixo ou removíveis.
APARELHOS FIXOS
Aparelho metálico: Esse é o modelo mais comum e tem o custo baixo, indicado para quase todos os tipos de casos de desalinhamento dentário. Ele é caracterizado por ter fios, bandas, braquetes (a peça colada ao dente) e uso de borrachinhas (coloridas ou não).
Aparelho estético: O aparelho fixo estético é uma versão do metálico, com a diferença de os bráquetes não são produzidos com aço, e sim de materiais que se aparentam melhor à cor dos dentes naturais, sendo eles de policarbonato, porcelana ou safira.
Aparelho Autoligado: Esse modelo é uma versão mais moderna do aparelho fixo metálico e estético. Nele, os bráquetes não precisam de borrachinhas para segurar os fios ou arcos ortodônticos.
Aparelho lingual: Ele é semelhante ao aparelho fixo metálico, com a diferença de que os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, próximo a língua.
Uma das suas grandes vantagens é que o paciente pode realizar procedimentos estéticos como clareamento dental, o uso desse tipo de aparelho permite que o paciente perceba a evolução do alinhamento porque os dentes não ficam cobertos pelos bráquetes. Esse modelo é procurado principalmente por atletas que têm a região da face exposta e com riscos de lesões ou pancadas.
Lembre-se: Independente do modelo de aparelho você terá que ter cuidado redobrado com a higienização bucal, pois a má higienização poderá desencadear cáries ou doenças na gengiva.
APARELHOS MÓVEIS
Alinhadores/Aparelhos invisíveis: São os modelos mais modernos existentes no mercado, com um valor um pouco mais elevado. Sua fabricação necessita de softwares específicos para fabricação de acordo com a arcada dentária do paciente.
Os alinhadores são moldes no formato do dente do paciente, que ajudarão no alinhamento dentário mais simples. É necessário também que o paciente seja disciplinado e o use corretamente, tirando-o somente para as refeições e higiene bucal.
Apesar de ser um investimento mais alto, esse é o tratamento mais prático, confortável e discreto.
Aparelho extrabucal: Esse modelo é menos usado atualmente por conta da estética. Porém, o seu uso ainda na infância pode evitar a necessidade de extração dentária ou cirurgias.
O aparelho extrabucal, como o próprio nome diz, consiste em usar um arco metálico preso nos dentes e em volta do rosto. O seu uso é importante para corrigir o crescimento do osso da maxila (arcada superior) ou para conter o crescimento da mandíbula (arcada inferior).
Aparelho móvel: O modelo é indicado para pacientes de 6 a 12 anos que possuem algum problema de mordida ou dentes não alinhados. É utilizado também na segunda fase do tratamento ortodôntico (contenção), a primeira é a ativação (o uso do aparelho fixo).
O objetivo do aparelho móvel na fase de contenção é fazer com que os dentes não retornem ao estágio inicial de quando o paciente iniciou o tratamento. É uma forma de garantir que os dentes continuarão com os mesmos resultados. O tempo de uso será estipulado pelo dentista que acompanhou o caso.
Qual o melhor aparelho dentário?
Quando se fala em aparelho dentário, não tem como dizer qual o melhor ou pior. É importante levar em conta o caso clínico de cada paciente, avaliar qual o melhor aparelho para adequar a necessidade e estilo de vida e claro seus benefícios para saúde e estética. Em alguns casos, é necessário o uso não só de um tipo de aparelho.
Por exemplo: inicia-se com o fixo e posteriormente se usa o móvel (contenção) para assegurar os resultados obtidos.
Se você deseja bem estar e uma melhor estética no seu sorriso, procure-nos. A gente trabalha com qualidade de vida e quer renovar a sua!