dtmm

As causas e tratamentos para Disfunção Temporomandibular

Para descobrir as causas e os tratamentos para a disfunção temporomandibular, precisamos primeiro saber o que ela é.

Primeiro, essa disfunção ocorre na ATM, sigla para Articulação Têmporo-Mandibular que é a articulação que move nossa boca, é ela que une a mandíbula ao crânio. Graças a ela podemos abrir e fechar a boca. Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos. A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.

Muitas pessoas até confundem ATM com DTM, a segunda sendo a sigla para disfunção temporomandibular e quando vão procurar o dentista acabam conhecendo a diferença entre ambas. 

A DTM é a disfunção provocada por problemas na região, seja no osso ou no músculo da articulação. Esses problemas costumam vir com sintomas dolorosos. 

Sintomas da disfunção temporomandibular

  • Dores localizadas nos músculos da articulação da face;
  • Zumbidos;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldades para mover a boca;
  • Sensação de travamento ao abrir a boca;
  • Estalos ao mover a boca;
  • Encaixe errado dos dentes (mordida errada);
  • Dor ao bocejar, mastigar ou simplesmente abrir a boca;
  • Dor no ouvido;
  • Tonturas e vertigens.

Causas da DTM

As causas exatas da disfunção temporomandibular propriamente dita são desconhecidas, mas alguns fatores facilitam o seu surgimento. 

São eles:

1.O bruxismo:

O bruxismo é o apertar e ranger dos dentes durante o repouso. Geralmente provocado pelo estresse, provoca também o amolecimento dos dentes. Dores de cabeça e estalos na região da articulação são percebidos. 

Os dentes também costumam se desgastar e os músculos da boca quando mastigam os alimentos tendem a ficar cansados mais rapidamente. 

É difícil as pessoas perceberem o bruxismo por conta própria, geralmente companheiros ou demais pessoas do convívio social próximo é que os avisam quando os veem dormir. 

Para tratar esta disfunção originada do bruxismo, é necessário o primeiro diagnóstico e o tratamento que pode consistir em aplicação de botox para relaxar os músculos da região ou o uso de placas de silicone ou acrílico durante o sono para evitar o contato dos dentes, além de técnicas para evitar o estresse.

  1. Estresse:

Sim, o estresse provoca a DTM. Como? Pela tensão exagerada em cima dos músculos desta articulação. 

Assim como o estresse é uma das causas que estão por trás do surgimento do bruxismo, a tensão exagerada em cima dos músculos faz com que apertos e ranger recorrentes surjam. 

Dores de cabeça, dificuldade para abrir e fechar a boca e cansaço ao mastigar são sinais fortes de que o estresse está prejudicando a sua ATM. 

  1. Envelhecimento e pancadas ou traumas na região:

Você foi ao dentista e iniciou a investigação da causa da sua disfunção temporomandibular e nessas investigações descobriu-se que no seu caso um soco ou acidente direto na articulação foi a causa de seu surgimento. O que fazer?

Somente o cirurgião-dentista vai poder responder. 

Terapias visando restabelecer a função do sistema mastigatório serão aplicadas. Além de que só ele poderá ensinar as técnicas de massagem para que todos os nós dos músculos sejam diminuídos. 

Quanto ao envelhecimento natural, o cirurgião-dentista também será capaz de oferecer opções que visem diminuir os efeitos indesejados. O botox terapêutico acaba se tornando uma boa alternativa. 

Qual a melhor idade para colocar aparelho dentário nos dentes? 

O que acontece durante o tratamento?

Várias são as técnicas que podem ser utilizadas para o tratamento da DTM, entre elas estão as placas de mordida para uso noturno, o que também diminui o bruxismo. 

Aparelhos também podem ser indicados quando a causa desta doença se encontra no alinhamento errado dos dentes. Sim! Mordidas erradas provocam esta disfunção. 

A ausência de dentes também é fator de risco, por isso implantes dentários são indicados. 

Outros tratamentos podem incluir laser, fisioterapia e medicação específica. 

Os casos que envolvem cirurgia, geralmente são os mais graves quando a doença progride para duas situações que são de vital emergência: os travamentos da mandíbula.

Infelizmente a mandíbula pode travar por causa da DTM e isso acontece de duas formas. 

Luxação da mandíbula (ou travamento aberto): os músculos perdem a força ou a articulação desencaixa devido ao desgaste da cartilagem na região. Muita dor pode ser sentida e somente alguém preparado pode “encaixar” novamente a articulação, o que não é possível naturalmente. 

Tratamento fechado: a pessoa não consegue mais abrir a boca pois o músculo acaba sofrendo uma reação e todos os seus movimentos são interrompidos.

Muitas pessoas procuram as salas de emergência 24 horas por causa destas duas grandes complicações. 

Portanto, fique sempre atento a estalos ao abrir e fechar a boca, isso acontece quando o disco articular de desloca de seu local de origem, é preciso buscar ajuda profissional de forma imediata. 

E, felizmente, a gente pode ajudar você com isso! 

Agende uma avaliação conosco, estamos preparados para solucionar o seu problema. A equipe Reslumbre é composta por profissionais de diversas áreas, totalmente preparados e focados no seu bem-estar. 

Saúde Bucal