Você está deitado, pronto para dormir, mas de repente começa a sentir uma dor pulsante no dente. À princípio ela é leve e você acha que vai passar se virar de lado na cama. Claro que isso não faz muito sentido, mas mesmo assim tenta e infelizmente a dor piora. É tarde da noite e não tem uma clínica odontológica por perto que atenda nesse horário. E agora? O que você pode fazer?
Bem, tendo em mente que faltam várias horas até o sol raiar para você poder ir até uma clínica Reslumbre, separamos algumas dicas para aliviar a dor de dente nesse blog post. Esperamos que goste da leitura!
A importância de uma boa noite de sono
É durante o sono que nosso corpo regenera nossas células e fortalece o nosso sistema imunológico. O padrão é que durmamos de 7 a 9 horas por noite para que durante o dia estejamos alertas e com a capacidade cognitiva descomprometida.
Por isso, uma boa noite de sono é importante para manter uma boa saúde e até mesmo evitar o agravamento de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas, ansiedade e depressão.
Possíveis causas da dor de dente
Dores de dente podem ser provocadas por diversos fatores, não somente a cárie dentária.
Entre os muitos motivos que podem estar por trás da dor de dente, estão:
1- Doença periodontal: infecção que afeta as gengivas e os tecidos que suportam os dentes.
2- Bruxismo: ranger de dentes que pode causar dores nas gengivas, na mandíbula e cabeça.
3- Infecção dentária: quando a cárie avança e acaba atingindo a polpa do dente.
4- Sensibilidade dentária: por esmalte desgastado e sem a proteção externa do dente, o dente pode ficar exposto e sofrer com dores.
Como aliviar a dor de dente antes de dormir:
Independente do motivo por trás da dor, é claro que existem muitas receitas caseiras que podem servir como um alívio momentâneo até a ida ao dentista.
1- Compressa de gelo: enrolar algumas pedrinhas de gelo em um pano limpo e colocar por 15 a 20 minutos na bochecha na região a cada duas horas pode trazer alívio porque o gelo ajuda a reduzir a inflamação e por isso é anestésico local.
2- Chá de camomila: esse chá é conhecido por suas propriedades analgésicas e antiinflamatórias. O seu efeito especificamente para diminuir a dor de dente não é provado, mas seu gosto e propriedades calmantes, ajudam a acalmar o nervosismo.
3- Analgésicos: alguns remédios como o paracetamol, ibuprofeno e dipirona podem ajudar a aliviar a dor de dente momentaneamente. Se houver um dentista confiável e de urgência para quem você pode ligar, pergunte para ele a dose adequada e de quanto em quanto tempo você deverá tomar o remédio. Lembrando que a automedicação é perigosa e nunca deve ser incentivada.
Que alimentos evitar quando se sente dor no dente:
A nossa alimentação influencia em muitas coisas e em muitos casos acaba aumentando ou diminuindo a dor de dente.
Recomenda-se que em crises de dor de dente, se evite os seguintes alimentos: refrigerantes, chocolates, vinagres, pipocas e sucos cítricos.
Esses alimentos irritam a região e pioram a dor de dente.
Procure a emergência se sentir esses sintomas:
- Febre
- Enjôos
- Vômito
- Calafrios
Procure um dentista!
Com essas dicas, esperamos ajudar aqueles que no momento estão sentindo dor de dente mas estão impossibilitados de ir à uma clínica odontológica.
Meditação, um ambiente confortável com travesseiros altos também aliviam a dor momentânea pois diminuem a pressão na região do dente, mas esses são cuidados paliativos.
Assim que o sol raiar, procure o dentista Reslumbre mais perto de você e se livre de vez da dor de dente.
Boa sorte!