Vamos falar sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde bucal na terceira idade?
Com uma propensão maior à doenças, fraqueza da gengiva e dos dentes, além do uso de remédios que afetam a saúde bucal, os idosos precisam de um cuidado maior relacionado à saúde bucal.
- Cuidados diários: são considerados cuidados diários aqueles hábitos que visam manter a higiene da boca e protegê-la de doenças mais graves que podem ocasionar a perda dos dentes ou o transporte de bactérias da boca para a corrente sanguínea.
No caso dos idosos, o uso de escovas dentais com cerdas suaves é importante para não ferir a gengiva e a escolha de pasta de dente sem a função branqueadora também, porque essas pastas possuem componentes abrasivos demais a dentição sensível dos dentes.
O indicado é que eles utilizem creme dental à base de flúor e, se o dentista indicar, os que são feitos para tratar da sensibilidade dos dentes, já que eles ajudam a mineralizar os dentes.
Para idosos que possuem próteses ou que tenham perdido todos os dentes, é importante realizar a limpeza das gengivas não com escova mas com o dedo embebido em solução higienizadora.
- Cuidados gerais com a saúde: a saúde do corpo influencia muito na saúde bucal e vice-versa.
Como falamos no tópico anterior, idosos possuem maior propensão a doenças provocadas por bactérias que podem viajar pela corrente sanguínea, por isso feridas e qualquer alteração no aspecto das gengivas devem ser analisadas pelo dentista.
A hidratação também é muito importante porque pessoas idosas se queixam da produção de pouca saliva (boca seca) e mais facilidade a desenvolver cálculos que entopem as glândulas salivares.
Uma boa hidratação e alimentação rica em alimentos saudáveis ajuda a evitar isso.
Pessoas idosas precisam ir ao dentista com mais frequência que pessoas jovens!! Cuidadores, não negligenciem os cuidados com a saúde bucal dos idosos.