Já ficou curioso(a) sobre como é a anatomia do dente? Nós viemos para responder esta e outras perguntas acerca do nosso cartão pessoal natural.
Vem com a gente e aprenda sobre o que é o dente, a função de cada um deles e também algumas das principais doenças que os afetam, além é claro de algumas curiosidades.
O que é um dente
Ao contrário do que muitos pensam, dente não é osso. Sim, ele possui cálcio e fósforo em sua composição, mas infelizmente não carrega consigo a capacidade regenerativa que os ossos que sustentam o corpo humano possuem.
Uma pessoa adulta com a saúde bucal em dia possui 32 dentes e eles são os nossos responsáveis por nos permitir executar funções essenciais à vida; como a comunicação, a alimentação e a deglutição.
Dentes de leite
Os dentes de leite nascem aos primeiros 6 meses de vida e continuam nascendo até os 6 anos de idade, onde a partir daí começa a fase de transição para os dentes permanentes. Essa transição dura até mais ou menos os 12 anos de idade.
Eles são em 20 e não estão livres das cáries. Por isso, é importante ensinar a higiene bucal desde a primeira infância.
Função de cada dente
Os dentes em nossa boca são divididos em 04 quadrantes, separados pelas arcadas superior e inferior. E cada quadrante possui um dente incisivo central, um dente incisivo lateral, um dente canino, dois pré-molares e dois ou três molares. O terceiro molar, sendo o famoso dente siso.
Os dentes incisivos são os primeiros que vemos em um sorriso e eles são os responsáveis por cortar os alimentos.
Os dentes caninos, os primeiros vizinhos dos incisivos, são os que rasgam a comida.
Na sequência, temos os pré-molares que amassam o alimento e por fim, os molares trituram.
A partir daí, nossa salivação e músculos da boca e língua fazem o restante do serviço, levando nossa comida para o canal digestivo.
Anatomia do dente
Agora que você já sabe o que é o dente e a função de cada um dos dentes, vamos poder falar sobre a anatomia do dente.
O dente é formado por 5 camadas.
- Esmalte (parte mais dura e que reveste e protege o dente).
- Dentina (segunda camada de proteção, é ali que dói quando a cárie desmineraliza o esmalte do dente).
- Polpa (onde ficam as terminações nervosas e vasos sanguíneos).
- Cemento (está logo abaixo da gengiva e é mais uma camada de proteção para a raiz do dente).
- Raiz (é a vida do dente, graças a ela é que nossos dentes estão conectados ao osso).
Problemas que podem afetar os dentes
Infelizmente, muitos são os problemas que podem afetar a saúde dos nossos dentes. Conhecendo a anatomia do dente, sabemos que se uma camada fica comprometida, todas as outras sofrem as consequências.
Vamos citar apenas alguns deles:
Um dos primeiros e mais conhecidos (e temidos) problemas que afetam a saúde bucal são as cáries. Nós já falamos sobre o que é a cárie e como tratar a cárie, aqui
A gengivite também é outro problema que afeta a saúde de toda a nossa boca, podendo até ocasionar a periodontite que de tão irreversível é uma das principais causas da perda de um ou mais dentes.
O bruxismo é outra condição que nem está ligada à anatomia do dente em si, mas que pode provocar o desgaste do esmalte e expor o dente a outros perigos.
Mordidas erradas provocam desgaste dos dentes, expõem eles a atrito desnecessário, além de que se não tratadas são o motivo de enormes desconfortos estéticos, funcionais e físicos.
Curiosidades sobre os dentes
- Nem todas as pessoas possuem o terceiro molar, ou dente siso. Ele está desaparecendo e é provável que as próximas gerações nasçam sem ele.
- O esmalte do dente é a parte mais dura do corpo humano.
- Embora não possa produzir células tronco, como os ossos da medula, os dentes possuem sim células tronco.
- As primeiras dentaduras eram criadas de dentes de humanos, comprados de pessoas, ou de prata.
- Os dentes de leite recebem esse nome por terem uma coloração mais branca que os dentes permanentes.
E aí? Gostou do conteúdo? Saiba que em nosso site temos muito mais informação relevante que pode te ajudar a sanar algumas das dúvidas mais comuns antes da consulta com o dentista.
Chegou a hora da consulta? Entre em contato conosco escolhendo a unidade Reslumbre mais próxima de você.