Como saber se tenho cárie entre os dentes?

Como saber se tenho cárie entre os dentes?

Durante a limpeza dos seus dentes, você notou que o fio dental desfiou ao passar entre os dentes e isso pode ser um sinal de cárie interproximal, ou seja, a cárie que se forma entre os dentes.

E apesar de ser difícil de identificar, essa condição é tão grave quanto a cárie comum.

A cárie é uma doença provocada pela formação de placa bacteriana e acúmulo de bactérias, e essas bactérias produzem ácido que ataca o esmalte dos dentes. Com o tempo, o dente é destruído e pode ser perdido para sempre.

Seja ela coronária, interproximal, radicular ou recorrente, é importante identificá-la a tempo para evitar que a doença se agrave.

Por isso prepare-se para as dicas que vamos entregar nesse blog post pois elas vão te ajudar a descobrir se o fio dental que desfiou ao passar entre seus dentes era só de má qualidade ou um sinal de que você tem cárie entre os dentes.

Sinais e sintomas de cáries entre os dentes:

 

1- dor e sensibilidade nos dentes são os primeiros sinais visíveis a olho nu de cárie entre os dentes;

2- sangramento ao passar o fio dental com inflamação ou não na gengiva;

3- mau hálito ao passar o fio dental ou de forma constante com gosto ruim na boca;

4- dor ao mastigar alimentos, antes de dormir ao beber líquidos gelados (ou quentes).

 

O ponto mais preocupante de cáries entre os dentes é que em muitas das vezes, quando a dor é sentida, o estágio da corrosão já está avançado e a polpa do dente fica comprometida.

Por isso é muito importante que os sinais e sintomas acima sejam motor para que o paciente procure o dentista mais habilitado para tratar da saúde bucal o quanto antes.

Como saber se tenho cárie entre os dentes?

Para saber se você tem cárie entre os dentes é só observar se há feridas na gengiva, mau hálito, desfio do fio dental, sensibilidade e dor no local.

Fatores de risco para cáries entre os dentes:

 

1- Má higiene bucal e isso inclui, principalmente nesse caso, o ato de não passar o fio dental;

2- Má colocação de restaurações dentárias que pode deixar os espaços interproximais mais difíceis de acessar e com maior acúmulo de placa bacteriana;

3- Dieta repleta de alimentos açucarados que aumentam a produção do ácido prejudicial.

Para diminuir os efeitos desses fatores de risco citados acima é preciso respeitar uma rotina de cuidados bucais que inclui critério no que se consome de alimentos e na forma como a higienização bucal (principalmente entre os dentes) é feita.

Procure o dentista pelo menos uma vez ao ano!

Sabemos que a vida é agitada e ir ao dentista duas ou mais vezes ao ano é complicado, mas o que não pode acontecer é que essa visita não seja realizada.

A manutenção da saúde bucal com visitas regulares ao dentista é indolor, pois os procedimentos são rápidos e muito mais precisos.

Nossa equipe de dentistas Reslumbre está em constante treinamento para te deixar confortável e com menos medo dos procedimentos.

Procure ajuda o quanto antes e evite agravamentos de cáries entre os dentes.