Morder é uma ação tão natural em nossa vida que nem reparamos no número gigante de tipos de mordida errada que existem por aí. Algumas nascem com a gente e outras são adquiridas com hábitos nada saudáveis ou alterações genéticas.
Para saber identificar se o desconforto é causado por qualquer alteração na forma como os nossos dentes se conectam, continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto de forma simples, rápida e de fácil compreensão.
O que é mordida do dente
Para bom entendedor, meia palavra basta. A mordida do dente é como classificamos quando nossa arcada superior e inferior se encontram em ponto de descanso ou durante alguma atividade, como por exemplo, a mastigação e a fala.
Quais os tipos de mordida
Existem diversos tipos de mordida, mas apenas uma é a certa. Pensando nisso, as categorias foram criadas e divididas para ajudar a encontrar a fonte do problema, tratar e corrigir.
Sendo eles: mordida normal, mordida profunda, mordida aberta, mordida cruzada, prognatismo e retrognatismo.
Vamos falar sobre cada um deles separadamente ainda neste texto.
O que os tipos de mordida querem dizer sobre sua saúde
Quando a mordida está errada, suas causas podem ser genéticas (no caso da mordida cruzada, por exemplo), resultados de hábitos e também de doenças.
Se a sua mordida está causando dores, se não está encaixando como deveria encaixar, é hora de analisar o que está acontecendo com a experiência e segurança de um profissional odontologista.
Mas o que caracteriza uma mordida normal?
Mordida normal
A mordida normal é aquela onde os dentes superiores e inferiores se encontram em um perfeito encaixe e devem cobrir apenas 1/3 dos dentes inferiores, sem diferença na distribuição de força nas arcadas laterais.
Mordida profunda
A mordida profunda é quando ocorre uma maloclusão, onde os dentes superiores cobrem mais do 1/3 dos dentes inferiores e pode ser congênita ou adquirida.
No caso da congênita, ela é herdada dos pais e no caso da adquirida, ela ocorre por desgastes muito provavelmente provocados pelo bruxismo.
Mordida aberta
A mordida aberta dá a impressão de que a boca não consegue fechar direito, e realmente é o que ocorre.
- Mordida aberta anterior: acontece bastante com crianças que chupam o dedo polegar ou são estimuladas a sucção com as famosas chupetas. Os dentes da frente se afastam e eles nunca se tocam.
- Mordida aberta posterior: acontece quando os molares não fecham corretamente e chegam a não se tocar e pode acontecer em um dos lados ou em ambos os lados da boca (bilateral).
Mordida cruzada
Na mordida normal, ao fechar a boca, os dentes superiores se encaixam com os inferiores e nota-se que a arcada superior fecha levemente por cima da inferior.
Já na mordida cruzada acontece o contrário. Quando em um dos lados (mordida cruzada unilateral) ou em ambos os lados (mordida cruzada bilateral).
Esse tipo de mordida é ruim esteticamente e para as demais funções, já que compromete funções mastigatórias e da fala.
Saiba mais: O que é a mordida cruzada?
Prognatismo
Prognatismo é popularmente conhecido pelo nome “queixo grande” acontece quando a arcada inferior é a mais proeminente e ultrapassa a superior.
Retrognatismo
Retrognatismo é uma deficiência do crescimento da arcada inferior causando uma diferença da arcada superior em relação à arcada inferior. Neste caso, o queixo do paciente fica para trás e afundado.
Tratamentos
Os tratamentos para cada tipo de mordida errada consistem em intervenções coordenadas e acompanhadas por um ortodontista. Os mais comuns sendo o uso de aparelho ortodôntico para mover os dentes para sua posição correta, as facetas e restauração dentais para devolver o tamanho correto dos dentes desgastados pelo atrito causado pelo bruxismo e ainda alguns exercícios para os músculos.
Para todos os tipos de mordida, no entanto, o mais importante é procurar a orientação do seu dentista. Tratamentos caseiros ou com outras especialidades médicas (se não recomendadas pelo dentista) não funcionam.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo deste artigo e que ele tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto. Se algum dos tipos de mordida encaixou no seu caso, procure a unidade Reslumbre mais próxima de você para iniciar o tratamento agora mesmo.