saúde bucal

Cuidados com a sua saúde bucal

O que faz uma boca ser saudável? Com certeza você já se perguntou isso, pois é de seu interesse manter uma saúde bucal adequada e evitar doenças.

Hoje, vamos falar um pouco sobre os hábitos que nos fazem, além de um sorriso bonito, ter uma boca muito mais saudável. 

saúde bucal

Passo 1: Ir ao dentista para manter a saúde bucal

Quem aí já sofreu de dor de dente? Com certeza todos nós temos uma história desagradável para contar. Afinal, a nossa primeira reação ao lembrar do consultório dentário é de dor, medo e queremos evitar a todo custo o som do motorzinho, a agulha da anestesia e o ambiente como um todo.

Mal sabemos que, se vamos ao dentista antes da primeira dor de dente, a nossa vida e a nossa percepção do que é o cuidado dentário mudaria bastante. 

O dentista é o especialista da saúde de toda a nossa boca e isso não envolve somente os dentes. Por isso, o medo que temos dele é infundado. Ele é nosso amigo, nosso aliado na manutenção da saúde bucal. 

Dessa forma, o primeiro passo é ir ao dentista com regularidade, ao menos uma vez ao ano se e somente se não houver nenhum problema bucal já diagnosticado. Se o segundo caso for o seu, a visita deve ocorrer duas vezes ao ano. 

Desde a pequena infância, os pais devem levar seus pequeninos ao dentista para acompanhar o desenvolvimento dos dentes.

Nessa fase, eles também ensinam técnicas para que a escovação seja uma rotina agradável para os pequeninos e é aí que chegamos no nosso segundo ponto de atenção.

 Passo 2: A correta higienização

Parece clichê falar e até mesmo recomendar esse segundo ponto, pois sempre ouvimos que devemos escovar os dentes e passar fio dental da forma correta e sempre após as refeições. Isso já está enraizado na gente e até ficamos bravos quando alguém nos lembra. 

Porém, a escovação é algo tão rotineiro quanto tomar banho que às vezes não damos a devida atenção aos processos que este momento de cuidado e amor com a saúde exigem. 

A escova deve ser nova, no máximo com 3 meses de uso e deve ser descartada se as cerdas não estiverem alinhadas ou se acabamos de sair de uma gripe, afinal, o vírus pode se alojar nas cerdas úmidas e nos infectar novamente. Você sabia disso? Pois é. 

Além disso, não devemos molhar a escova ao aplicar a pasta de dente, a água dilui a pasta e diminui o atrito. A nossa saliva forma espuma enquanto estamos escovando, e o atrito da pasta de dente, escova e os dentes é mais efetivo se não a molhamos antes. Porém, não confunda, você deve sim limpar a sua escova ao final. 

Quanto ao fio dental, como você passa ele? Antes da escovação ou depois? Muitos dentistas tem uma opinião própria, mas o mais importante é que ele não deve ser deixado de lado. Independente da ordem que você escolher, ele deve acompanhar a sua escovação. 

O enxaguante bucal entra para finalizar o processo, porém, não é exigido. Fica a seu critério se você regularmente vai ao dentista, escova a língua com o raspador específico ou a parte de trás da escova quando esta tem o raspador e mantém bons hábitos alimentares.

Passo 3: Os hábitos alimentares.

O nosso último passo para indicar a correta forma de manter a saúde bucal em dia é, claro, a alimentação e isso inclui a hidratação também.

Nós poderíamos evitar as cáries se mantivéssemos bons hábitos com os nossos alimentos, mais especificamente como os escolhemos para a nossa dieta.

Açúcares, sais e alimentos muito processados são um perigo para as nossas glândulas salivares, os espaços entre os nossos dentes e a nossa saúde como um todo. 

É normal termos bactérias em nossa boca, elas são nossas amigas quando em quantidades normais. Mas, agora pense em um cenário em que você só se alimenta de açúcares, café, álcool e ainda fuma. 

Pior ainda é o quadro, quando ignoramos a correta escovação, assim nós só pioramos o quadro de nossa saúde bucal. 

Invista em frutas, verduras e alimentos feitos em casa com temperos naturais. Beba bastante água e exercite-se, pois isso influencia positivamente na saúde do seu sorriso. 

Podemos cuidar da nossa saúde bucal de diversas formas, todas elas acompanhadas por um bom dentista. 

O time Reslumbre possui uma equipe de profissionais que podem ajudar você a ter a saúde bucal dos seus sonhos. Agende uma avaliação com o nosso time. 

Todo o cuidado que se deve ter com a saúde bucal começa na escovação, mantém-se com a visita ao dentista e só se prolonga quando também mudamos a nossa alimentação para melhor.

Viva com saúde, viva sorrindo. Modifique seus hábitos de vida e transforme sua vida para melhor!

 

Saúde Bucal