É possível pegar IST pela boca?

Algumas ISTs, ou Infecções Sexualmente Transmissíveis, podem ser transmitidas pela boca através do sexo oral. 

Gonorreia, Herpes, Sífilis e até mesmo HIV (em casos muito raros) podem ser transmitidos pelo contato da boca com a região genital desprotegida. 

  • Gonorreia: seu contágio acontece através do ato sexual desprotegido via vaginal, oral ou anal. A transmissão pelo sexo oral acontece porque a bactéria causadora entra em contato com a mucosa da boca e é transportada pelo corpo, a gonorreia também é transmissível mesmo se a pessoa não apresentar sintomas aparentes através do compartilhamento de material contaminado.  
  • Herpes: a herpes genital já é mais difícil de ser transmitida pelo sexo oral quando não há feridas aparentes, pois são essas lesões que em contato com a boca provocam a transmissão da infecção.
  • Sífilis: a sífilis pode ser transmitida via sexo oral para a pessoa que está realizando o ato e não a que está recebendo. O contato da boca com a região infectada é o que promove o contágio.
  • Clamídia: o sexo oral desprotegido em pessoas que possuem clamídia pode provocar uma infecção da garganta por clamídia, e a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma e ainda assim estar infectado.
  • HPV: o papilomavírus humano, ou HPV, pode ser transmitido pelo sexo oral desprotegido e essa doença pode provocar lesões na boca e garganta que com o tempo pode evoluir para tumores, provocando câncer.
  • HIV: é muito raro alguém pegar o vírus do HIV através do sexo oral, porém, se a boca estiver com feridas, é possível que ao ejacular ocorra a transmissão.

Outra doença que pode ser transmitida pela boca no sexo oral são hepatites A e B durante o anilungus (que é o contato da boca com a região anal). 

Ou seja, cuidar da saúde bucal não é só escovar os dentes e passar o fio dental, mas sim também ter sabedoria e se proteger durante os momentos de intimidade com o seu parceiro.

Use camisinha e previna-se de infecções sexualmente transmissíveis!