Vamos descobrir se a escova de dente elétrica é uma boa opção para você?
A escova de dente elétrica ganhou espaço nos últimos anos por sua promessa de promover mais facilidade no momento da escovação e maior gama de movimentos que, segundo seus fabricantes, tiram o tártaro e limpam melhor os dentes do que os movimentos manuais.
Hoje vamos descobrir um pouco mais sobre as escovas elétricas, suas vantagens e desvantagens. Segue o fio!
- Vantagens: as escovas elétricas, independente do modelo e de suas funcionalidades extras, realizam movimentos que limpam os dentes sem agredir a gengiva ou retirar o esmalte protetor por isso são indicadas para quem tem problemas com mobilidade, quem usa aparelho e também para crianças porque a maioria dos modelos possuem um timer sonoro de 2 minutos que indica que a escovação foi realizada no tempo adequado. Outra vantagem é que a troca das cerdas é fácil, além de que a pessoa não precisa aplicar muita força, assim, diminuindo as chances de retração gengival por movimentos bruscos e repetitivos.
- Desvantagens: o preço é o que mais desincentiva as pessoas a comprarem uma escova elétrica. Outro fator que diminui a procura pelas escovas é a falta de informação, como por exemplo, de quanto em quanto tempo deve-se trocar as cerdas, quais as mais adequadas para cada faixa etária, qual marca escolher e qual funcionalidade deve levar em consideração na hora da compra.
As escovas elétricas, portanto, são uma boa opção para quem deseja mais facilidade na hora de escovar os dentes e precisa da ferramenta para não negligenciar a saúde bucal em caso de dificuldades com mobilidade.
Idosos e crianças façam bom uso da escova de dente elétrica porque não precisam se preocupar com os movimentos manuais e com as cerdas escolhidas de forma adequada, aproveitam melhor ainda de seus benefícios.