Implante dentário dói?

A busca para saber se o implante dentário dói é recorrente. Afinal, todos querem ter uma boca com dentes novos, bonitos e saudáveis.

Nesse sentido, os implantes surgiram como uma ótima solução para:

  • Quem utiliza roachs (próteses de grampo) dentários;
  • Pessoas que não gostam do seu sorriso. 
  • Ou mesmo para quem sofre com a ausência de um ou mais dentes.

Se você está nessa situação, mas tem receio de fazer um implante por medo da dor, chegou ao lugar certo!

Leia nosso artigo de hoje e saiba se o implante dentário dói e como ele é realizado. Confira e boa leitura!

Afinal, o implante dentário dói?

Inicialmente, a resposta é não. Isso porque durante todo o procedimento cirúrgico, o paciente está anestesiado. Vale ressaltar que esse tipo de procedimento deve ser feito por um profissional especialista e em um lugar altamente preparado, assim, há mais segurança e conforto durante e após o procedimento.

Contudo, os cirurgiões dentistas sempre receitam para o paciente remédios no pós-operatório para evitar dores e desconfortos no dia-a-dia. Desse modo, é recomendado por especialistas o uso de antibióticos e analgésicos.

Normalmente, os dentistas indicam que os pacientes:

  • Fiquem entre 1 a 3 dias de repouso;
  • Evite alimentos quentes;
  • Não praticar atividades físicas por 1 a 10 dias após a cirurgia.

Assim, se a ausência de dentes está atrapalhando sua saúde ou mesmo sua autoestima, procure um dentista sem medo!

Afinal, o profissional poderá esclarecer como a sua recuperação será. Nesse sentido, veja abaixo como o implante dentário é simples.

Como funciona o implante?

De maneira direta, o implante consiste em um procedimento cirúrgico realizado pelo dentista. Nele, o profissional insere um suporte na mandíbula ou maxila do paciente que será uma espécie de pino.

Após a cicatrização da cirurgia, as próteses (os novos dentes) serão fixadas neste apoio.

Vale ressaltar que esse tipo de intervenção é bastante eficaz. Afinal, as próteses fixadas em implantes são muito mais naturais, bonitas e seguras que o roach ou a dentadura.

Além disso, elas oferecem firmeza aos usuários, pois são rosqueadas no pino de titânio.

Fases do implante: entenda melhor

Entenda em um passo a passo como funciona o procedimento:

Diagnóstico

Nessa primeira fase o paciente passará por uma avaliação com o dentista, para saber se ele pode realmente passar pelo procedimento. Ele precisa estar em boas condições de saúde e ter estrutura óssea na região para suportar as próteses que serão fixadas.

Cirurgia para colocar os pinos

A segunda fase é para a colocação dos pinos de titânio. Essa intervenção é simples e leva em torno de 40 minutos para terminar.

É necessária higiene e atenção ao pós-operatório, afinal, há pontos a serem tratados e a limpeza é essencial para evitar o surgimento de bactérias. Essa fase é chamada de osseointegração e dura entre 3 e 6 meses.

Escolha do dente

Essa penúltima fase é onde você e seu dentista irão escolher o tipo, material e formato dos novos “dentes” que serão fixados na sua boca. Vale lembrar que o material mais utilizado atualmente é a metalocerâmica.

Última fase: colocação das próteses

Os novos dentes serão fixados sobre o parafuso. Agora você já pode sorrir sem medo! Siga as orientações do seu dentista, como a higiene e todas as medicações que ele lhe passar!

O implante dura quanto tempo?

Além da dúvida se o implante dentário dói muitas pessoas também se questionam outras coisas. Uma dúvida muito comum é sobre a durabilidade do procedimento.

Sobre isso, saiba que os implantes duram muitos anos e oferecem conforto durante todo esse tempo.

Normalmente, as peças de titânio (os pinos) têm durabilidade em torno de 15 anos. Porém, há casos de pacientes que utilizaram as mesmas peças por mais de 20 anos.

Já as próteses (os dentes) tem variação em durabilidade, veja:

  • Próteses de resina: 10 anos em média;
  • Próteses de cerâmica: 20 anos em média;
  • Próteses de metalocerâmica: esse material é bem mais resistente e sua durabilidade gira entre os 25 e 30 anos.

Dessa forma, os implantes dentários são uma ótima alternativa para o tratamento dentário mais seguro, eficaz e sem a necessidade de trocas de roachs e dentaduras.

Viu como é mentira essa ideia de que implante dentário dói? Aproveite e compartilhe esse artigo no WhatsApp com outras pessoas que têm o sonho de ter um sorriso perfeito!