Mitos e verdades sobre o Aparelho Ortodôntico

O que você sabe sobre aparelho ortodôntico? O quanto de verdade tem nos seus conhecimentos e o quanto de sensacionalismo e medos? 

Vamos descobrir juntos!

Afinal, o que é o aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico corrige a posição dos dentes e é classificado em vários tipos, pois cada um deles possui uma função, seja de puxar os dentes para a posição correta ou de manter os resultados do tratamento dentário. 

Este aparelho visa proporcionar um sorriso mais harmonioso e corrigir problemas de apinhamento dos dentes, mordidas erradas e má oclusão. E também, se iniciado na infância, previne e trata os problemas do crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da dentição.

Os ortodontistas indicam o uso destes aparelhos nos seguintes casos:

  • Problemas na posição dos dentes;
  • Mordida cruzada;
  • Dentes tortos;
  • Diastemas (espaço entre os dentes);
  • Fechar ou abrir espaços entre dentes perdidos (para colocar implantes);
  • Mordida aberta.

Agora que você já reforçou as funções e as indicações para este tratamento, vamos entender um pouco mais do porquê é importante desmistificar algumas das coisas que se dizem por aí do aparelho.

Muito medo existe quando se fala em aparelho, principalmente envolvendo a dor e os supostos perigos para os dentes.

E o que o medo gera? Mitos e desinformação. Vamos visitar agora alguns dos mais famosos mitos sobre o assunto:

Mito 1 – O aparelho ortodôntico atrai raios.

Não sabemos onde, quando e porque este mito surgiu mas, ele é completamente falso. Não existe nenhum registro ou suposto caso envolvendo o uso de raios com atração de raios. 

Mito 2 – O aparelho dentário mancha os dentes.

Aquela mancha que muitos percebem quando tiram o aparelho, nada mais é que o resultado da má higiene bucal enquanto usam o tratamento. Ao retirar, porém, o clareamento pode ser uma opção que deve ser analisada minuciosamente com o ortodontista. 

Por isso, recomenda-se sempre que certos alimentos que favoreçam a formação da placa bacteriana sejam evitados. Como, por exemplo, o açúcar em excesso. 

Mito 3 – Quanto mais apertado o aparelho, mais ele é eficiente.

O aparelho necessita de certa pressão para conseguir mover os dentes, porém, forçar demais pode causar danos aos tecidos da gengiva e do ligamento periodontal. 

O seu dentista vai saber exatamente quanto de força o seu aparelho deve executar nos dentes para que eles cumpram com a necessidade sem maiores problemas. 

Mito 4 – Aparelhos metálicos são a única opção.

Não necessariamente. Os aparelhos com braquetes de porcelana, transparentes como o invisalign e bráquetes linguais podem ser utilizados e obtém para o paciente os mesmos resultados. 

Mito 5 – É impossível comer alimentos duros.

Os primeiros dias com o aparelho podem ser complicados e tem um fundo de verdade neste mito. Porém, após a primeira adaptação e seguindo as orientações do dentista, com atenção é possível aumentar a variedade dos alimentos no cardápio. 

Amendoins, pipocas, torradas e biscoitos com certeza poderão entrar no seu cardápio. 

Mito 6 – Os resultados demoram demais.

Quanto tempo dura um tratamento com aparelho dentário? Só quem pode responder é o dentista. Por isso, é uma questão que varia muito. 

Para alguns casos, apenas alguns meses são necessários e outros não. Então, não tem como afirmar que os resultados demoram demais. 

Ok, e quais são as verdades?

Vamos conversar agora sobre os fatos que envolvem este dispositivo. 

Que eles transformam sorrisos todo mundo já sabe, mas o que andam dizendo por aí e que nós podemos assinar embaixo? 

Verdade 1 – É preciso fazer manutenção regular com o dentista.

Nada de confiar em tutoriais da internet. Quando o assunto é a saúde, incluindo a bucal, somente um profissional está apto a realizar as alterações ou solucionar problemas. 

Por isso, se surgir alguma dor, procure o dentista. E vá, sem falta, quando ele indicar que é necessário realizar uma manutenção. 

São essas manutenções que verificam se os efeitos desejados estão sendo alcançados e o que será preciso fazer de agora em diante. 

Verdade 2 – Os resultados são melhores se o tratamento é iniciado na infância.

Sim! É comprovado que quando o tratamento começa ainda na infância, os resultados são melhores. Isso se deve ao fato de que os dentes estão em sua formação e em alguns casos, ainda estão nascendo os dentes permanentes. 

Crianças são mais curiosas e alguns distúrbios e hábitos podem influenciar em como os dentes nascem. Por isso, os aparelhos servem como aliados para garantir que os dentes nasçam e se desenvolvam corretamente. 

Verdade 3 – Melhora outras funções do corpo.

Sim! Deglutição e até mesmo a respiração podem melhorar com o uso do aparelho dentário. Isso é importante também para quem sofre com bruxismo, dores de cabeça e outras complicações da DTM. 

Nesses casos, o dispositivo é um grande aliado. 

Verdade 4 – É preciso mudar a alimentação.

Falamos que os aparelhos não impedem de consumir alimentos mais duros, certo? Porém, isso é com o tempo e com a autorização do dentista. 

Alimentos que comprometem a saúde dos dentes ou interferem nos fios e outros componentes podem atrapalhar o andamento do tratamento. Dessa forma, é preciso respeitar o que ele diz. 

O Grupo Reslumbre pode te auxiliar!

Agora que você já tirou algumas das suas dúvidas, que tal agendar sua avaliação para ver quais as melhores tratamentos que nós temos para você? 

Você pode contar com o nosso time de profissionais. Entre em contato em qualquer um dos nossos canais de atendimento mais próximo de sua cidade e saiba do que estamos falando.