O diastema, ou diastema dental, é uma condição onde há um espaço exagerado entre os dentes, e ocorre com maior frequência nos dois dentes frontais superiores.
As causas do diastema dental variam entre diferença de tamanho dos dentes, ausência de um dente, freio labial anormal ou até mesmo problemas genéticos.
Outras causas que podem favorecer seu surgimento são hábitos como chupar o dedo e pressão da língua atrás dos dentes durante a deglutição.
Essa condição também pode surgir graças a doenças gengivais e também é a causa de doenças gengivite e periodontite, porque o espaço a mais entre os dentes é um ambiente favorável para o acúmulo de alimentos e a formação de placa bacteriana.
Como corrigir o diastema
O diastema é corrigido com uma série de tratamentos, dependendo da avaliação do dentista.
Entre os tratamentos escolhidos, podem estar o uso de aparelho ortodôntico, próteses de porcelana, prótese fixa, implantes ou frenectomia quando o freio labial é a causa do problema.
A escolha desse tratamento, é importante ressaltar, que é baseado nas condições específicas de cada paciente e sua realidade financeira.
As lentes de contato dental também podem ser escolhidas pois não provocam muito desgaste nos dentes naturais.
A substituição do dente por coroas ou a realização de facetas estéticas podem ser indicadas também.
Procure os Dentistas Reslumbre em caso de tratamento de Diastemas
Se você tem diastema, saiba que o tratamento adequado melhora a aparência do sorriso, e melhor ainda, ajuda a prevenir problemas de saúde bucal relacionados ao diastema.
Visite a Reslumbre mais próxima de você e converse com um de nossos dentistas para ver qual o melhor tratamento para você.