O que é a cárie de mamadeira?

A cárie de mamadeira é uma condição que afeta a primeira dentição de crianças pequenas. Também chamada de cárie rampante ou cárie de peiteo, ela pode danificar os dentes dos pequenos e ainda prejudicar a saúde e alimentação deles.

 

A cárie de mamadeira ocorre principalmente nos dentes posteriores da primeira dentição e provoca lesões próximas à gengiva e isso pode destruir a coroa do dente.

 

As principais causas da cárie de mamadeira são a amamentação noturna, quando a criança dorme sem que os dentinhos sejam limpos. Medicamentos administrados sem que os dentes sejam limpos depois também podem favorecer o seu surgimento. O uso de xaropes calmantes na chupeta para acalmar a criança também leva a formação de cárie. 

 

Assim que a introdução alimentar é feita, também é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo de doces, pois eles são grande influência para o surgimento da cárie.

 

Para prevenir, é importante que mamães e papais estejam atentos a quantidade de alimentos doces que são inseridos na dieta dos pequenos, e também é importante que eles cuidem para que a higiene oral seja realizada antes de dormirem. 

 

O aleitamento materno é saudável e importante para o desenvolvimento da criança, mas a higiene bucal também começa aí.

 

O tratamento para a cárie de mamadeira é mais preventivo porque eliminar a cárie é complicado é doloroso, então quando há o diagnóstico da cárie de mamadeira, as recomendações são evitar o avanço da complicação pela maior quantidade de tempo possível.

 

Por isso, a cárie de mamadeira é uma ameaça que precisa ser vista com cuidado e atenção. Procure um dentista para aprender sobre cuidados bucais na tenra infância e permita que seu filho tenha um início de vida saudável e feliz, evitando e combatendo essa e outras doenças dentárias na infância.