O que é Odontoma?

Odontomas são tumores odontogênicos benignos, que surgem no tecido que forma os dentes.

 

Embora seu nome possa assustar, são considerados comuns, principalmente em crianças e jovens adultos, na faixa dos 14 aos 18 anos, principalmente em mulheres.

 

Esses tumores costumam se desenvolver na maxila e/ou mandíbula e estão associados a distúrbios benignos de desenvolvimento.

 

Em muitos casos, os odontomas estão relacionados à não erupção dentária, impedindo o nascimento dos dentes permanentes ou a queda dos temporários.

 

Na maioria das vezes, os odontomas não apresentam sintomas ou dor. No entanto, em alguns casos, podem provocar inchaço na gengiva ou até mesmo deslocamento dos dentes, sendo normalmente detectados em exame de radiografia.

 

Quando diagnosticados precocemente, raramente evoluem para uma condição maligna, mas se não forem tratados, podem até se transformar em câncer. Por isso, a remoção cirúrgica é o tratamento mais indicado, e ele é realizado por um cirurgião bucomaxilofacial.

 

Existem dois tipos principais de odontomas: o composto e o complexo.

 

O odontoma composto é caracterizado pela formação de pequenos tecidos semelhantes à estrutura dos dentes, organizados de maneira que se assemelham a uma dentição comum que costuma ocorrer na região da maxila. Já o odontoma complexo apresenta uma massa desorganizada de tecidos dentários, que não possuem uma estrutura semelhante aos dentes. Ele é mais comum na região posterior dos maxilares e pode crescer até mais que o composto.

 

Embora os casos mais comuns envolvam pequenos tumores, há situações extremas, como o caso de um menino indiano que extraiu 232 “dentes” de uma única cavidade gengival. Essa rara condição foi resultado de um odontoma complexo que causou inchaço severo na mandíbula do paciente, culminando em uma cirurgia que durou sete horas.

 

Se você for diagnosticado com um odontoma, a remoção cirúrgica é o método mais indicado para tratamento.

 

Após a remoção, o paciente deve manter consultas regulares com o dentista para monitorar a recuperação e garantir que a condição não reincida.

 

Embora o termo “tumor” possa ser alarmante, é importante lembrar que os odontomas são benignos e, na maioria das vezes, não representam um risco sério à saúde.

 

Acompanhamentos odontológicos regulares, incluindo radiografias, são essenciais não apenas para manter a saúde dos dentes e gengivas, mas também para identificar precocemente qualquer problema, garantindo o tratamento adequado e a preservação da saúde bucal.