Não parece, mas, ter um dente quebrado é algo comum, especialmente entre crianças e adolescentes, mas isso também acontece com os adultos.
Apesar do esmalte que reveste os dentes ser muito resistente, ele pode ter prejuízo se não tomarmos alguns cuidados.
Evite:
– Cáries: Elas enfraquecem os dentes.
– Bruxismo: que é o apertar ou ranger dos dentes.
– Mordida errada: pois os dentes ficam mal posicionados e desgastam de forma diferente.
– Traumas e acidentes: quedas, mastigar algo muito duro como gelo, pé de moleque etc.
Todos os casos acima enfraquecem os dentes e os deixa suscetível à quebra.
Por que o dente quebra?
Mas, se apesar de todo o cuidado, o seu dente quebrou, vamos falar de alguns tratamentos que podem ser feitos para consertar um dente quebrado.
Tenho um dente quebrado e agora?
O sorriso de uma pessoa é seu cartão de visitas, quebrar um dente pode ser muito prejudicial, afetando inclusive a autoestima dessa pessoa. Ter um dente quebrado pode causar dor, infecção, inflamação, escurecimento do dente, dores e desconforto.
Para evitar que o problema se agrave, a primeira coisa a fazer ao ter um dente quebrado é procurar um dentista de sua confiança, esse profissional vai avaliar seu dente e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.
Quero recuperar um dente quebrado, é possível?
Para a recuperação de um dente quebrado, é necessário analisar duas coisas: a forma como seu dente foi fraturado e a extensão dessa fratura. Infelizmente em alguns casos não é possível a recuperação do dente.
Quais as principais opções para consertar um dente quebrado?
As principais formas de consertar um dente quebrado são:
- Polimento do dente – É indicado para os casos em que a fratura é bem pequena, o dentista faz um pequeno desgaste e faz o polimento.
- Restauração – Para os casos em que a fratura é de tamanho médio, aqui o dentista utiliza resina ou porcelana para devolver as funções estéticas e mastigatórias do dente.
- Coroa dentária – É usada nos casos em que a fratura é mais extensa. Pode ser do tipo: Coroa de zircônia, de cerâmica ou de porcelana. A coroa restaura a forma e aparência do dente.
- Facetas dentais – Usado em casos de fraturas pequenas, mas em geral são usadas facetas de porcelana, resina ou lentes de contato dental. São mais finas do que as coroas dentárias e mais bonitas esteticamente.
- Implante dentário – Este é um procedimento indicado para os casos de quebra ou trinca da raiz do dente. O dentista remove totalmente o dente e coloca um implante em seu lugar.
- Tratamento de canal – É usado em casos onde a quebra atinge a polpa (parte vital) do dente.
A Reslumbre tem excelentes profissionais que irão te atender com toda atenção e cuidado.