Você pode estar pensando: “tenho um dentista perto de mim, é a oportunidade perfeita para iniciar meu tratamento, mas ainda tenho medo.”
Não se preocupe, reunimos nossa equipe para debater de forma casual e o mais humanizada possível, como podemos ajudar você a ter menos ansiedade na hora de buscar ajuda e realizar o tratamento necessário para preservar a sua saúde.
Continue a leitura e entenda do que estamos falando.
O que é ansiedade odontológica?
Antes de mais nada é importante entender o que é a ansiedade odontológica e como ela afeta a vida do paciente.
Traumas do passado, medo de não ver o que está acontecendo e o “barulhinho da maquininha” podem estar por trás do que é conhecido pelo nome de ansiedade odontológica.
Esse medo às vezes leva as pessoas a passarem anos sem entrar em um consultório para uma simples avaliação sequer, o que prejudica e ainda ajuda o surgimento de doenças bucais.
Todo esse medo leva a episódios de pânico, suores, insônia e choro que se agravam ainda mais quando estão no consultório do dentista.
Esse estresse exagerado também leva a dores na nuca, aumento dos batimentos cardíacos e até mesmo elevação da pressão sanguínea.
É importante também não confundir a ansiedade odontológica com a fobia.
Nos casos onde a pessoa sente odontofobia, os sintomas são acentuados e ela nem procura o profissional em episódios de dor extrema.
Nesses casos, somente com diagnóstico e acompanhamento psicológico é que a pessoa consegue buscar ajuda.
“Mas o que fazer para criar coragem e marcar uma consulta com um dentista?”
Primeiro, pesquise sobre o profissional que você encontrou perto de você para realizar sua consulta.
Ao ligar, por exemplo, em qualquer uma de nossas clínicas espalhadas pelo Brasil afora, você pode agendar uma consulta com a segurança de que nenhum procedimento será feito sem sua autorização.
Você pode vir apenas para conversar com o dentista, conhecer nossa estrutura e ver que pode confiar no nosso método humanizado de atendimento.
1. Obedeça seus próprios limites.
Uma das causas do medo, é o estresse que se coloca em cima da consulta, imaginando que vai ter que aceitar todos os procedimentos logo no primeiro dia.
Por isso, tranquilize-se, busque ajuda e conheça os limites do seu próprio corpo e mente. Uma vez seguindo o próprio ritmo, será mais fácil não se culpar tanto e buscar ajuda.
2. Converse francamente com o dentista
Ok, agendou a consulta? É hora de fazer uma lista de todos os seus medos e receios. Explique cada um deles para o profissional e converse francamente sobre como gostaria de levar adiante desde a consulta até o tratamento.
Pergunte sobre as opções de anestesia, sobre quais remédios serão administrados, códigos para que ele entenda quando estiver sentindo dor.
Acredite: se o paciente diz estar sentindo dor e pede para pausar ou para dar um tempo, o dentista será compreensivo e ouvirá você.
3. Medite e respire profundamente antes de entrar no consultório.
Já te falaram que técnicas de respiração te ajudam a relaxar? Pois é.
Antes de se sentar na cadeira do consultório, execute exercícios de respiração e aos poucos se liberte da ansiedade.
Quando perceber, o tratamento já terá iniciado e logo você já poderá voltar para casa.
4. Peça para ouvir uma música.
Muitos consultórios possuem um som ambiente, mas caso não tenha, leve alguma coisa que pode ser ouvida com seu fone de ouvido.
Músicas ajudam a relaxar e amenizar os barulhos indesejáveis dos equipamentos.
5. Confie no dentista que está perto de você.
É realmente muito cômodo iniciar um tratamento com um dentista perto de você. Afinal, você gasta menos tempo para encontrar com ele se algo urgente surgir e pode sempre agendar uma consulta em um horário mais conveniente.
Além disso, é importante confiar no trabalho do profissional ou da profissional que vai te atender.
Por isso que a primeira conversa é sempre muito importante para gerar um laço de confiança. Afinal, o dentista quer ver você com saúde e com seu melhor sorriso.
Esperamos ter ajudado com nossas 5 dicas para diminuir a ansiedade na hora de ir buscar o tratamento odontológico. Agora queremos ver você confiante, pensando “agora sim posso procurar o dentista perto de mim e iniciar meu tratamento”.
Queremos você bem e com saúde!