O curativo no dente é um selante paliativo feito, geralmente, à base de eugenol e óxido de zinco, servindo para proteger a integridade do dente contra vírus e bactérias durante os intervalos em tratamentos muito extensos quando o dentista precisa avaliar o andamento do procedimento.
Este curativo não substitui a restauração e além de possuir uma cor esbranquiçada e textura que contrasta bastante com a do dente natural, não é resistente o suficiente e para que você tome os devidos cuidados com esse tipo de curativo que nós criamos este artigo.
Quanto tempo dura um curativo no dente?
De forma geral, o curativo dura e é efetivo por apenas um curto espaço de tempo. O intervalo que demora entre uma sessão e outra do tratamento.
O que varia entre 15 a 30 dias, no máximo!
Como cuidar do curativo corretamente:
Para cuidar do curativo no dente é necessário seguir corretamente as orientações do dentista e entre elas com certeza estará a escovação e o uso do fio dental, que são indispensáveis para manter a higiene bucal, não somente em caso de curativos.
Outra importante atitude é cuidar da alimentação e evitar comer no lado de onde está o curativo no primeiro dia, já que ele ainda precisa de um tempo para fixar completamente e evitar que o mesmo seja comprometido, arrancado ou até mesmo que o dente seja fraturado.
Leia também: Cuidados com a sua saúde bucal
O que não pode comer enquanto estiver com o curativo no dente?
Doces pegajosos e alimentos duros, como as castanhas por exemplo, devem ser evitados nessa região.
O que fazer se o curativo do dente cair:
Não há muito o que fazer no caso do curativo cair do dente, sendo a primeira orientação é contatar imediatamente o dentista responsável pelo tratamento. Somente ele poderá dizer o que fazer.
Evite mexer;
Em hipótese alguma tente colocar o curativo de volta;
Não deixe que alimentos entrem em contato com a região;
Não execute “receitas caseiras” encontradas na internet.
Outra importante recomendação é que jamais se deve tentar tirar o curativo por conta própria!
Se você está sentindo qualquer dor na região do curativo, novamente, procure a orientação do seu dentista.
Atitudes tomadas por conta própria podem custar caro e provocar o agravamento da situação em que se encontra o dente.
O curativo no dente pode ser substituído por outro curativo?
Sim, mas APENAS se for recomendado pelo dentista. Da mesma forma, ele pode recomendar que você fique mais alguns dias com o curativo caso na radiografia ele note que o interior do dente precisa de mais tempo para ser manipulado novamente.
Um curativo só é substituído por outro dentro do consultório.
Em que casos é necessário colocar um curativo no dente?
Os curativos no dente são colocados durante procedimentos dentários, como uma restauração ou tratamento de canal.
Servem para que o dentista avalie a saúde do dente e o mantenha protegido entre uma intervenção e outra.
Os curativos também são necessários quando um dente quebra e é preciso colocar algo para proteger o interior do dente enquanto o tratamento definitivo é programado pelo dentista e seu paciente.
Você pode contar com a Reslumbre!
O mais importante em todos os casos é estar amparado por profissionais que se preocupam com a sua saúde e não abandonar o tratamento. Saiba que as recomendações do dentista são sempre visando o seu bem-estar e a sua saúde.
Aqui na Reslumbre você estará acompanhado por um conjunto de profissionais que desde o atendimento inicial até o final do seu procedimento, estarão tirando suas dúvidas e lhe dando a segurança que você precisa para voltar a sorrir.
Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com aquela pessoa que precisa cuidar do curativo no dente da forma correta e ainda não sabe o que fazer?
Se precisar realizar uma avaliação dentária e iniciar o seu tratamento, você pode ir na aba “Onde Estamos” aqui mesmo no site e encontrar a unidade Reslumbre mais próxima de você.