gengivite

A Gengivite é uma inimiga dolorosa

Uma gengiva saudável é tudo o que queremos e para evitar a gengivite, doença que afeta este tecido, precisamos saber como prevenir, saber como ela surge e quais os tratamentos que ela necessita.

A gengivite não tratada e em casos muito avançados, pode evoluir para periodontite que, pode ocasionar a perda do dente. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é a gengivite?

Gengivite é a inflamação do tecido gengival que contorna os nossos dentes e protege os ossos, a gengiva. 

Os sintomas da gengivite são:

  • Vermelhidão na gengiva;
  • Dor e inchaço;
  • Mau hálito;
  • Sangramento ao comer, escovar ou passar o fio dental.

O que causa a gengivite? 

A gengivite é um resultado inflamatório provocado pela falta de higiene bucal.

Quando comemos e não escovamos os dentes adequadamente, uma placa de bactérias se forma entre o dente e o tecido da gengiva, que com o passar do tempo provoca a inflamação.

Neste estágio, a situação ainda pode ser revertida com a limpeza dental, realizada com a remoção da placa e do tártaro no consultório do dentista. 

Leia também: Cuidados com a sua saúde bucal

Qual o tratamento para gengivite?

O tratamento para gengivite é rápido e na maioria das vezes indolor. O dentista vai realizar a limpeza e remoção da placa bacteriana e orientar a correta higienização para que a inflamação não volte. 

Alguns medicamentos podem ser receitados se a inflamação estiver muito avançada. Anti-inflamatórios, enxaguantes bucais específicos e até mesmo antibióticos podem estar na receita. 

Se não tratar, o que acontece?

Infelizmente, se a gengivite não for tratada a tempo e da forma correta, a inflamação pode se estender até as partes mais profundas da gengiva, enfraquecendo e criando espaços (bolsões) entre o dente, o osso e a gengiva. 

Neste estágio dificilmente é possível reverter as consequências, nesta fase pode ser necessária a intervenção cirúrgica para remoção do dente e tratamento do tecido profundamente inflamado.

Os sintomas mais comuns da periodontite, são:

  • Sangramento espontâneo da gengiva.
  • Pus.
  • Retração na gengiva.
  • Mau hálito
  • Amolecimento dos dentes.
  • Escurecimento da gengiva.

A erosão provocada por esse processo inflamatório é tão grave que os dentes podem acabar caindo espontaneamente, pois o osso ao redor do dente sofre reabsorção e pode se separar da gengiva, pois fica sem suporte já que os danos da inflamação provocada afeta o periodonto, o tecido que protege e sustenta o dente.

Fatores de risco para gengivite.

Entre os fatores de risco que podem provocar a doença, o mais famoso é a falta de higiene bucal adequada, porém, cigarro, baixa imunidade e diabetes são alguns fatores que podem provocar a gengivite. 

Por isso, é recomendado que todos os anos, as pessoas vão até o consultório para avaliar se há a formação de placa bacteriana entre a gengiva e o dente. 

Este cuidado preventivo é o que protege e ainda pode evitar muitos casos com resultados indesejáveis. 

É importante ficar de olho: O que é cárie e como tratar?

Como prevenir

Para prevenir esta doença, os seguintes hábitos devem ser seguidos:

  • Visitas regulares e periódicas ao dentista;
  • Higiene bucal adequada;
  • Uso de fio dental;
  • Evite o tabagismo;
  • Mantenha uma alimentação saúdavel;
  • Menos consumo de açúcares.

A periodontite

periodontite

A periodontite é a grande vilã que devemos evitar a todo custo. Por isso, não ignore se os sintomas forem muito graves e ainda vierem acompanhados de mau hálito e sangue na saliva.

É normal que vez ou outra, se escovamos com força exagerada ou passemos o fio dental sem muito cuidado, um sangramento acabar acontecendo, mas isso é coisa de uma vez e não a cada escovação ou que ainda provoque desconfortos ao mastigar os alimentos. 

Encontre a Reslumbre mais perto de você!

 

Gostou do conteúdo? Aprendeu alguma coisa interessante que vai te ajudar a identificar uma doença e saber relatar ao dentista os sintomas que a caracterizam?

Conta pra gente nas nossas redes sociais.

O grupo Reslumbre é a rede de clínicas odontológicas que mais cresce no Brasil, temos unidades em mais de 11 cidades e 5 estados brasileiros. 

Para encontrar a Reslumbre mais perto de você e tratar a gengivite no momento certo, clique na aba “Unidades” aqui mesmo em nosso site e veja a Reslumbre mais próxima de sua casa. 

Para agendar uma avaliação, basta entrar em contato nos telefones também disponíveis aqui ou em nossas redes sociais. 

 

Saúde Bucal